Pular para o conteúdo

Carga Horária extensionista X Atividades Complementares

Os ingressantes da UFABC a partir de 2023 – ou de anos anteriores que optarem por seguir o novo Projeto Pedagógico – deverão cumprir 10% da Carga Horária (CH) dos seus cursos em atividades de extensão e cultura (vide PPCs dos cursos), além das atividades complementares (48h totais para os cursos de ingresso).

Os ingressantes anteriores a 2023 devem realizar atividades de extensão e cultura somente para cumprimento das atividades complementares (120h totais para os cursos de ingresso, sendo no mínimo 10h de extensão e 10h de cultura).

As CHs de extensão e de atividades complementares referentes a cada curso podem ser consultadas no site da ProGrad acessando os Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs), disponíveis aqui.


Dúvidas Frequentes

Como saber em qual PPC estou matriculado?

Os discentes são matriculados automaticamente nos PPCs referentes ao ano de ingresso. Essa informação pode ser verificada no campo Currículo do Registro de Atividades Complementares e Ações de Extensão (vide passo a passo abaixo em “Como registrar Atividades de Extensão?”).

Caso o discente deseje trocar para o PPC de 2023, deverá cumprir as horas de acordo com o PPC e realizar a convalidação no momento da graduação. Não é permitido regredir a PPCs anteriores ao seu ano de ingresso.

Quais atividades são aceitas como Atividades de Extensão?

Verifique o Projeto Pedagógico do seu curso.

Como registrar Atividades de Extensão e Cultura? (PPC 2023)

Acesse o SIGAA com seu login e senha;

Clique em Portal do Discente

No menu Ensino, clique em Registro de Atividades Complementares e Ações de Extensão

Clique em Cadastrar Novo Registro e preencha os dados:

  • anexe um documento comprobatório;
  • em Tipo da Atividade selecione “AÇÕES DE EXTENSÃO E CULTURA – RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 253/DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 253 E O PPC DO CURSO (1.0h)” (obs.: caso sua atividade tenha durado mais do que 1h, indique esta informação no campo “observação/descrição”)
  • Escreva uma breve descrição para a atividade
Como registrar Atividades Complementares?

Acesse o passo a passo criado pela Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), disponível neste link.

Acesso rápido aos Projetos Pedagógicos 2023 dos cursos de ingresso (disponíveis aqui)

Saiba Mais