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Avaliação de Disciplinas

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Sumário

Fluxo
Documentos
Itens Avaliados
Critérios de Avaliação


Fluxo

Pré-Análise
QuemO queOnde
CoordenaçãoPreencher formulário de solicitaçãoFormulário
DPAGReceber demandaFormulário e e-mail
DPAGVerificar links/arquivos recebidosDocumentos recebidos
DPAGRegistrar na planilha de controlePlanilha
DPAGEncaminhar para avaliaçãoE-mail
DEDICReceber demandaE-mail
DEDICFazer avaliaçãoLink recebido por e-mail
DEDICElaborar devolutivaNovo documento
DEDICGravar arquivosLink recebido por e-mail
DEDICEncaminhar devolutivaE-mail
DPAGReceber devolutivaE-mail
DPAGRegistrar avaliaçãoPlanilha
DPAGEncaminhar devolutiva à coordenaçãoE-mail
Fluxo de pré-análise de projeto pedagógico
Emissão de Parecer
QuemO queOnde
ProGradEncaminhar demandaE-mail
DPAGReceber demandaE-mail
DPAGVerificar links/arquivos recebidosDocumentos recebidos
DPAGRegistrar na planilha de controlePlanilha
DPAGEncaminhar para avaliaçãoE-mail
DEDICReceber demandaE-mail
DEDICFazer avaliaçãoLink recebido por e-mail
DEDICElaborar parecerNovo documento/ link recebido
DEDICGravar arquivosLink recebido por e-mail
DEDICComunicar parecerE-mail
DPAGReceber comunicadoE-mail
DPAGRegistrar avaliaçãoPlanilha
DPAGEncaminhar comunicado à ProGRADE-mail
Fluxo de pré-análise de projeto pedagógico

Documentos


Itens Avaliados

Os documentos de criação ou alteração de disciplinas que contenham elementos extensionistas, bem como seu registro no catálogo de disciplinas da UFABC, deverão conter, além das ementas, a descrição da metodologia extensionista, prezando pela interação dialógica e transformadora das realidades, entre discentes e os grupos sociais envolvidos, e observados os seguintes itens:
Descrição das atividades que comporão a carga horária extensionista total;
Carga horária que a(o) discente deverá desempenhar;
Envolvimento das(os) discentes nas atividades extensionistas;
Contribuição das atividades extensionistas para o processo de desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional das(os) discentes;
Definição de como se dará o protagonismo estudantil nas atividades extensionistas;
Caráter dialógico entre universidade e grupos da sociedade não universitários e não científicos;
Identificação do público-alvo, não científico e não universitário, potencial para a realização das atividades extensionistas e descrição de como este será atingido;
Contribuições advindas das ações extensionistas para a sociedade; e
Contribuições advindas das ações extensionistas para a UFABC.


Critérios de Avaliação

Preenchimento da Ementa

O campo destinado à descrição das atividades extensionistas foi preenchido de maneira adequada?

Mérito Extensionista

A ementa e as estratégias extensionistas preveem a interação mutuamente transformadora e atendimento às demandas de grupos não universitários e não científicos, com vistas ao desenvolvimento local, regional, nacional ou global [Resolução CEC nº. 12/2021]?
Há foco no desenvolvimento social e econômico e fomento e valorização dos diferentes saberes e da diversidade cultural do país [Resolução CEC nº. 12/2021]?
Em caso de previsão de atividades de divulgação científica, as atividades buscam facilitar e ampliar os possíveis diálogos entre ciência e sociedade, produzindo e traduzindo conhecimentos científicos em diferentes linguagens, de modo que possam ser apropriados e utilizados por públicos não especializados [Resolução CEC nº. 12/2021]?

Viabilidade Geral das Atividades Propostas

O componente extensionista da disciplina está descrito de forma clara?
A carga horária extensionista proposta é adequada para as atividades planejadas?
As atividades planejadas viabilizam a interação dialógica entre a universidade e outros setores da sociedade?
As participações discente e docente nas atividades propostas estão descritas de forma clara?
A execução das atividades planejadas é possível, considerando o regime quadrimestral da UFABC, a disponibilidade de recursos, a carga horária da disciplina e o envolvimento dos discentes?