Home - Equipe ProEC | Avaliação de PPCs | Avaliação de Disciplinas | Outros Componentes
Sumário
Fluxo
Documentos
Itens Avaliados
Critérios de Avaliação
Fluxo
Pré-Análise
Quem | O que | Onde |
---|---|---|
Coordenação | Preencher formulário de solicitação | Formulário |
DPAG | Receber demanda | Formulário e e-mail |
DPAG | Verificar links/arquivos recebidos | Documentos recebidos |
DPAG | Registrar na planilha de controle | Planilha |
DPAG | Encaminhar para avaliação | |
DEDIC | Receber demanda | |
DEDIC | Fazer avaliação | Link recebido por e-mail |
DEDIC | Elaborar devolutiva | Novo documento |
DEDIC | Gravar arquivos | Link recebido por e-mail |
DEDIC | Encaminhar devolutiva | |
DPAG | Receber devolutiva | |
DPAG | Registrar avaliação | Planilha |
DPAG | Encaminhar devolutiva à coordenação |
Emissão de Parecer
Quem | O que | Onde |
---|---|---|
ProGrad | Encaminhar demanda | |
DPAG | Receber demanda | |
DPAG | Verificar links/arquivos recebidos | Documentos recebidos |
DPAG | Registrar na planilha de controle | Planilha |
DPAG | Encaminhar para avaliação | |
DEDIC | Receber demanda | |
DEDIC | Fazer avaliação | Link recebido por e-mail |
DEDIC | Elaborar parecer | Novo documento/ link recebido |
DEDIC | Gravar arquivos | Link recebido por e-mail |
DEDIC | Comunicar parecer | |
DPAG | Receber comunicado | |
DPAG | Registrar avaliação | Planilha |
DPAG | Encaminhar comunicado à ProGRAD |
Documentos
Itens Avaliados
Os documentos de criação ou alteração de disciplinas que contenham elementos extensionistas, bem como seu registro no catálogo de disciplinas da UFABC, deverão conter, além das ementas, a descrição da metodologia extensionista, prezando pela interação dialógica e transformadora das realidades, entre discentes e os grupos sociais envolvidos, e observados os seguintes itens:
Descrição das atividades que comporão a carga horária extensionista total;
Carga horária que a(o) discente deverá desempenhar;
Envolvimento das(os) discentes nas atividades extensionistas;
Contribuição das atividades extensionistas para o processo de desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional das(os) discentes;
Definição de como se dará o protagonismo estudantil nas atividades extensionistas;
Caráter dialógico entre universidade e grupos da sociedade não universitários e não científicos;
Identificação do público-alvo, não científico e não universitário, potencial para a realização das atividades extensionistas e descrição de como este será atingido;
Contribuições advindas das ações extensionistas para a sociedade; e
Contribuições advindas das ações extensionistas para a UFABC.
Critérios de Avaliação
Preenchimento da Ementa
O campo destinado à descrição das atividades extensionistas foi preenchido de maneira adequada?
Mérito Extensionista
A ementa e as estratégias extensionistas preveem a interação mutuamente transformadora e atendimento às demandas de grupos não universitários e não científicos, com vistas ao desenvolvimento local, regional, nacional ou global [Resolução CEC nº. 12/2021]?
Há foco no desenvolvimento social e econômico e fomento e valorização dos diferentes saberes e da diversidade cultural do país [Resolução CEC nº. 12/2021]?
Em caso de previsão de atividades de divulgação científica, as atividades buscam facilitar e ampliar os possíveis diálogos entre ciência e sociedade, produzindo e traduzindo conhecimentos científicos em diferentes linguagens, de modo que possam ser apropriados e utilizados por públicos não especializados [Resolução CEC nº. 12/2021]?
Viabilidade Geral das Atividades Propostas
O componente extensionista da disciplina está descrito de forma clara?
A carga horária extensionista proposta é adequada para as atividades planejadas?
As atividades planejadas viabilizam a interação dialógica entre a universidade e outros setores da sociedade?
As participações discente e docente nas atividades propostas estão descritas de forma clara?
A execução das atividades planejadas é possível, considerando o regime quadrimestral da UFABC, a disponibilidade de recursos, a carga horária da disciplina e o envolvimento dos discentes?