Home - Equipe ProEC | Avaliação de PPCs | Avaliação de Disciplinas | Outros Componentes
Sumário
Planejamento
Fluxo
Documentos
Itens Avaliados
Critérios de Avaliação
Planejamento
Fluxo
Pré-Análise
Quem | O que | Onde |
---|---|---|
Coordenação | Preencher formulário de solicitação | Formulário |
DPAG | Receber demanda | Formulário e e-mail |
DPAG | Verificar links/arquivos recebidos | Documentos recebidos |
DPAG | Registrar na planilha de controle | Planilha |
DPAG | Encaminhar para avaliação | |
DEDIC | Receber demanda | |
DEDIC | Fazer avaliação | Link recebido por e-mail |
DEDIC | Elaborar devolutiva | Novo documento |
DEDIC | Gravar arquivos | Link recebido por e-mail |
DEDIC | Encaminhar devolutiva | |
DPAG | Receber devolutiva | |
DPAG | Registrar avaliação | Planilha |
DPAG | Encaminhar devolutiva à coordenação |
Emissão de Parecer
Quem | O que | Onde |
---|---|---|
ProGrad | Encaminhar demanda | |
DPAG | Receber demanda | |
DPAG | Verificar links/arquivos recebidos | Documentos recebidos |
DPAG | Registrar na planilha de controle | Planilha |
DPAG | Encaminhar para avaliação | |
DEDIC | Receber demanda | |
DEDIC | Fazer avaliação | Link recebido por e-mail |
DEDIC | Elaborar parecer | Novo documento/ link recebido |
DEDIC | Gravar arquivos | Link recebido por e-mail |
DEDIC | Encaminhar parecer | |
DPAG | Receber parecer | |
DPAG | Registrar avaliação | Planilha |
DPAG | Encaminhar parecer à ProGRAD |
Documentos
Itens Avaliados
Itens que precisam estar descritos no PPC
Texto que apresenta os componentes curriculares considerados na curricularização da extensão
Carga horária extensionista mínima de 10% da carga horária total do curso
Especificação de como discentes devem compor a carga horária extensionista
Caráter extensionista de disciplinas obrigatórias do curso, se houver
As ementas das disciplinas extensionistas obrigatórias do curso devem ser aprovadas em conjunto com os PPCs. Outras disciplinas podem ser aprovadas posteriormente, desde que não sejam citadas nominalmente no texto.
Itens que podem ser descritos após a aprovação do PPC
Caráter extensionista de disciplinas de opção limitada e livres do curso, se houver
Caráter extensionista nos TCC e TG, se houver
Caráter extensionista nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou Trabalhos de Graduação (TG), se houver
Caráter extensionista em estágios, se houver
Eventos extensionistas periódicos permanentes do curso, se houver
Itens que não podem ser utilizados para compor a carga horária extensionista
Outros
Os cursos podem indicar a composição de até 30% da carga horária extensionista dos discentes com "outras atividades", porém não podem propor/oferecer outros itens, além dos previstos na Resolução Consepe nº. 253/2022.
Critérios de Avaliação
Para que tenham seu mérito extensionista reconhecido, os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) deverão descrever como os conhecimentos produzidos e desenvolvidos no âmbito do curso serão utilizados de modo a interagir e dialogar com a sociedade, em uma lógica de troca entre universidade e outros setores da sociedade, visando à produção de novos saberes e à promoção da interação transformadora, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Preenchimento do Projeto Pedagógico
Como os conhecimentos produzidos e desenvolvidos no âmbito do curso serão utilizados de modo a interagir e dialogar com a sociedade, em uma lógica de troca entre universidade e outros setores da sociedade , visando à produção de novos saberes e à promoção da interação transformadora, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa?
O PPC define a carga extensionista mínima a ser cumprida pelas(os) discentes e explicita quais atividades serão aceitas para a integralização dos cursos?
A maneira como os créditos extensionistas serão integralizados pelos discentes está descrita de maneira clara e de acordo com as Resoluções vigentes na UFABC?
Mérito Extensionista
O texto prevê a interação mutuamente transformadora e atendimento às demandas de grupos não universitários e não científicos, com vistas ao desenvolvimento local, regional, nacional ou global [Resolução CEC nº. 12/2021]?
Há foco no desenvolvimento social e econômico e fomento e valorização dos diferentes saberes e da diversidade cultural do país [Resolução CEC nº. 12/2021]?
No caso de previsão de atividades de divulgação científica, as atividades buscam facilitar e ampliar os possíveis diálogos entre ciência e sociedade, produzindo e traduzindo conhecimentos científicos em diferentes linguagens, de modo que possam ser apropriados e utilizados por públicos não especializados [Resolução CEC nº. 12/2021]?