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Avaliação de Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

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Sumário

Planejamento
Fluxo
Documentos
Itens Avaliados
Critérios de Avaliação


Planejamento


Fluxo

Pré-Análise
QuemO queOnde
CoordenaçãoPreencher formulário de solicitaçãoFormulário
DPAGReceber demandaFormulário e e-mail
DPAGVerificar links/arquivos recebidosDocumentos recebidos
DPAGRegistrar na planilha de controlePlanilha
DPAGEncaminhar para avaliaçãoE-mail
DEDICReceber demandaE-mail
DEDICFazer avaliaçãoLink recebido por e-mail
DEDICElaborar devolutivaNovo documento
DEDICGravar arquivosLink recebido por e-mail
DEDICEncaminhar devolutivaE-mail
DPAGReceber devolutivaE-mail
DPAGRegistrar avaliaçãoPlanilha
DPAGEncaminhar devolutiva à coordenaçãoE-mail
Fluxo de pré-análise de projeto pedagógico
Emissão de Parecer
QuemO queOnde
ProGradEncaminhar demandaE-mail
DPAGReceber demandaE-mail
DPAGVerificar links/arquivos recebidosDocumentos recebidos
DPAGRegistrar na planilha de controlePlanilha
DPAGEncaminhar para avaliaçãoE-mail
DEDICReceber demandaE-mail
DEDICFazer avaliaçãoLink recebido por e-mail
DEDICElaborar parecerNovo documento/ link recebido
DEDICGravar arquivosLink recebido por e-mail
DEDICEncaminhar parecerE-mail
DPAGReceber parecerE-mail
DPAGRegistrar avaliaçãoPlanilha
DPAGEncaminhar parecer à ProGRADE-mail
Fluxo de pré-análise de projeto pedagógico

Documentos


Itens Avaliados

Itens que precisam estar descritos no PPC

Texto que apresenta os componentes curriculares considerados na curricularização da extensão
Carga horária extensionista mínima de 10% da carga horária total do curso
Especificação de como discentes devem compor a carga horária extensionista
Caráter extensionista de disciplinas obrigatórias do curso, se houver

As ementas das disciplinas extensionistas obrigatórias do curso devem ser aprovadas em conjunto com os PPCs. Outras disciplinas podem ser aprovadas posteriormente, desde que não sejam citadas nominalmente no texto.

Itens que podem ser descritos após a aprovação do PPC

Caráter extensionista de disciplinas de opção limitada e livres do curso, se houver
Caráter extensionista nos TCC e TG, se houver
Caráter extensionista nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou Trabalhos de Graduação (TG), se houver
Caráter extensionista em estágios, se houver
Eventos extensionistas periódicos permanentes do curso, se houver

Itens que não podem ser utilizados para compor a carga horária extensionista

Outros

Os cursos podem indicar a composição de até 30% da carga horária extensionista dos discentes com "outras atividades", porém não podem propor/oferecer outros itens, além dos previstos na Resolução Consepe nº. 253/2022.


Critérios de Avaliação

Para que tenham seu mérito extensionista reconhecido, os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) deverão descrever como os conhecimentos produzidos e desenvolvidos no âmbito do curso serão utilizados de modo a interagir e dialogar com a sociedade, em uma lógica de troca entre universidade e outros setores da sociedade, visando à produção de novos saberes e à promoção da interação transformadora, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

Preenchimento do Projeto Pedagógico

Como os conhecimentos produzidos e desenvolvidos no âmbito do curso serão utilizados de modo a interagir e dialogar com a sociedade, em uma lógica de troca entre universidade e outros setores da sociedade , visando à produção de novos saberes e à promoção da interação transformadora, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa?
O PPC define a carga extensionista mínima a ser cumprida pelas(os) discentes e explicita quais atividades serão aceitas para a integralização dos cursos?
A maneira como os créditos extensionistas serão integralizados pelos discentes está descrita de maneira clara e de acordo com as Resoluções vigentes na UFABC?

Mérito Extensionista

O texto prevê a interação mutuamente transformadora e atendimento às demandas de grupos não universitários e não científicos, com vistas ao desenvolvimento local, regional, nacional ou global [Resolução CEC nº. 12/2021]?
Há foco no desenvolvimento social e econômico e fomento e valorização dos diferentes saberes e da diversidade cultural do país [Resolução CEC nº. 12/2021]?
No caso de previsão de atividades de divulgação científica, as atividades buscam facilitar e ampliar os possíveis diálogos entre ciência e sociedade, produzindo e traduzindo conhecimentos científicos em diferentes linguagens, de modo que possam ser apropriados e utilizados por públicos não especializados [Resolução CEC nº. 12/2021]?